Frango pica no chão estufado com arroz basmati

Frango pica no chão estufado com arroz basmati

Um prato clássico sempre presente nas nossas cozinhas e nas lembranças de criança.
Na casa da minha avó havia sempre as duas versões de frango caseiro.
O famoso frango de cabidela e o frango estufado com arroz seco.
Este ultimo destinado aos netos que não comiam com sangue.
Como o paladar muda com a idade, agora já aprecio um arroz de cabidela.
Mas os meus filhos ainda não comem com sangue e assim faço estufado.
Simples e com o paladar de antigamente.




  • 1 Frango caseiro limpo, partido aos bocados.
  • 1 Cebola grande picada
  • 5 Dentes de alho picados
  • 1,5 dl Vinho branco de boa qualidade
  • 2 Folhas de louro
  • Sal q.b
  • Piripiri q.b
  • Água quente para adicionar se necessário.

Para o arroz

  • 300g Arroz basmati
  • 600g Água 
  • 1 Fio de azeite
  • Sal q.b



 Num tacho coloque o azeite e a cebola.
Deixe refugar e ganhar cor.
Adicione o alho e as folhas de louro.
Adicione um pouco de água.
Deixe reduzir.
Adicione o frango e o vinho
Tempere com sal e piripiri.
Deixe levantar fervura, reduza para o mínimo.
Deixe estufar por 30 a 40min.
Verifique o nível de liquido e se necessário junte goles de água quente.
Faça o arroz.
Coloque num tacho a água, o azeite e o sal. Deixe levantar fervura.
Adicione o arroz, reduza para o mínimo e deixe cozer e secar ( +/-12min)
Sirva quente.
Bom apetite.





Ficha técnica:
Tempo de preparação-75min
dificuldade-média
vegetariano-não
apto para crianças-sim
ingredientes-frango caseiro
nºdoses-6
prato-principal


Comentários

  1. Os esquisitos dos meus filhos são doidos pelo frango pica no chão com arroz de cabidela! É o prato preferido deles, e que normalmente temos o privilégio de comer na aldeia quando se visita a família, adoramos. Por acaso, só o meu marido é que só aprecia o frango, e para ele lá têm o pratinho de arroz seco à parte :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os esquisitos dos meus filhos com sangue não comem. Aqui só eu, nem o pai :(

      Eliminar
  2. Tiene pinta de estar rico este pollo con esa salsa le hace atractivo.
    Blanca de JUEGO DE SABORES

    ResponderEliminar
  3. Huuum, que bom Cristina, também cozinho assim o frango e é caseiro sempre. Boa semana :*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica sempre tão bem...aqui é fácil comprar caseiro e já vem limpinho.
      Eu não consigo depenar o frango :(
      Bjs

      Eliminar
    2. Eu também não, faz-me imensa confusão. Aliás, eu não mato uma mosca, que fará um frango... Mas tenho quem o faça pra mim. :) Bjs

      Eliminar
  4. Nota-se mesmo bem que o frango é caseiro!! K delícia de aspecto :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Hummm! Franguinho caseiro é tão bom...:)

    http://petiscana.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares