Jardineira de carne de vaca

Jardineira de carne de vaca



Este é daqueles pratos que me recorda a infância....
Não costumo ser muito lamechas nem saudosista....
Tudo tem o seu tempo e temos que saber tirar partido dele na altura certa.
Em casa da avó materna, onde os netos se juntavam nas férias para brincar, era uma alegria.
Não é casa de aldeia...os meus avós, tanto de um lado com do outro era da cidade do Porto.
Mas estes tinham casa com jardim, e  nós netos de segunda geração, adorávamos passar as tardes com eles.
Saudades da avó Ana e do avô Zé, que tinha sempre um mimo, para os netos....doce de tomate, marmelada caseira, leite batido com chocolate derretido, pão caseiro...e refeições deliciosas, feitas com amor.
Este prato fez me recuar anos, talvez pelo cheiro, pelo sabor...não sei, mas dei comigo numa outra cozinha, rodeada pelos meus primos e irmão mais novo e aquele cheiro tão carateristico de casa dos meus meus avós...enfim viagei no tempo para um passado que não volta...



inredientes:

  • 600g carne de vaca para estufar ( limpa de gorduras )
  • 4 batatas grandes partidas aos cubos.
  • 4 rodelas de salpicão
  • 2 chávenas de ervilhas
  • 1 cenoura em rodelas grossas
  • 1 cebola grande picada
  • 3 dentes de alhos picados
  • Azeite
  • sal e pimenta
  • 1 folha de louro
  • 1 copo de vinho branco

 Metodo:
Parta a carne em pedaços pequenos.
Num tacho, leve ao lume um fio de azeite, a cebola picada e os dentes de alho.
Faça um estrugido apurado, refresque com um pouco de vinho branco.
Junte o louro.
Adicione a carne.
Tempere com sal e pimenta.
Tape e coloque em lume baixo.
Deixe estufar por 45min.
Verifique se a carne esta tenra.
Junte 1l de água quente e aumente a tempª.
Adicione o salpicão, as cenouras e as batatas.
Assim que começar a ferve volte a colocar no minimo.
Retifique os temperos.
Deixe continuar a estufar e a cozer as batatas.
Quando estiver quase pronto, adicione as ervilhas. (+/-5min)
Sirva quente
Bom apetite...

















ficha tecnica
tempo de preparação-90min
dificuldade-fácil
vegetariano-não
apto para crianças-sim
ingrediente principal-carne de vaca
nºdoses-4
prato-principal

Comentários

  1. Cristina, já à muito tempo que não faço jardineira,....
    Abriste-me o apetite :)
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    www.strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito de jardineira, seja ela qual for!

    ResponderEliminar
  3. Olá Cristina!
    Tá aí uma receita que nunca fiz, vou testar por aqui!!
    Beijo e uma semana abençoada pra ti! =)

    ResponderEliminar
  4. Há muito que não como , essa ficou com muito bom aspecto
    Boa semana
    bj

    ResponderEliminar
  5. este é o prato que mais me lembra os meus avos, a minha velha infancia... saudades

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares