terça-feira, 22 de julho de 2014

Bacalhau assado na brasa com pimentos

Bacalhau assado na brasa com pimentos


Tenho dias que acordo com desejos de uma refeição. Sou só eu? Acho que não.
Posso andar dias a pensar na mesma coisa, que só desaparece depois de o realizar.
Foi assim com este bacalhau, mas eu nem sou grande apreciadora de bacalhau.
Aliás, só comecei a comer bacalhau quando cheguei há idade adulta.
Lembro-me em criança, no natal, a minha mãe cozinhar sempre uma enorme posta de pescada para mim.
Mas sempre adorei peixe, bacalhau não é peixe... É aquela coisa que fica entre o peixe e a carne...
Mas casei com um senhor que adora bacalhau e os rapazes também.
Costumo dizer que eles comem bacalhau e eu provo. 
Mas provar este soube muito bem.



  • 4 Lombos de bacalhau
  • 8 Batatas médias
  • 3 Ovos
  • 1 Pimento vermelho
  • 1 Pimento verde
  • 1 Cebola 
  • 5 Dentes de alho
  • 300ml Azeite virgem extra
  • Sal 
  • Pimenta preta de moinho 



Comece por aquecer o grelhador ( eu uso  a gás com pedras vulcânicas)
Coloque no grelhador os pimentos para assar.
Lave muito bem as batatas. Leve a cozer em água e sal com a  casca.
Coloque os ovos a cozer em água.
Esmague os alhos, coloque num tacho, juntamente com o azeite. 
Leve a lume brando para aquecer mas sem deixar ferver.
Parta a cebola em meias luas e reserve.
Assim que os pimentos estiverem assados, coloque-os numa saca plástica e feche.
Deixe arrefecer um pouco para depois os descascar.
Coloque o bacalhau a assar com a pele para baixo.
Retire as batatas da água e descasque.
No prato de servir, coloque as batatas partidas em rodelas grossas.
Os pimentos em tiras, a cebola, os ovos em rodelas e o bacalhau um pouco desfiado, limpo de pele e espinhas,
Polvilhe com pimenta preta.
Regue com o azeite quente e sirva.



Ficha técnica
tempo de preparação-1h20min
dificuldade-média
vegetariano-não
apto para crianças-sim
ingrediente principal-bacalhau
nºdoses-6
prato-principal




2 comentários: